O que é Psicoterapia?

Mas afinal, o que é Psicoterapia ou apenas Terapia que tanto falamos? Primeiramente é importante falar a etimologia dessa palavra, Psicoterapia, ou seja, Psico (psykhé) é a mente, o psicológico, o psiquismo, Terapia (Terapeia) que significa tratamento, ato de curar. Ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo se submete para o tratamento dos conteúdos relacionados a mente.

Muitos se perguntam qual a diferença entre ir ao psicólogo e conversar com um amigo. A psicoterapia é a relação entre um profissional, principalmente da psicologia e um cliente ou paciente. Mas acima de tudo o que diferencia é o não julgamento dos conteúdos e o sigilo absoluto de todas as informações, segundo regimento do código de ética.

O profissional de Psicologia passa por um processo de capacitação de ao menos cinco anos de faculdade e muitas vezes por especializações para estar capacitado a atender essa pessoa da melhor maneira possível.

O apoio psicológico é procurado por múltiplas razões, desde o aconselhamento (por exemplo, por dúvidas sobre tomadas de decisão), até ao tratamento de psicopatologias (como ansiedade, depressão, traumas, obsessões).

O psicólogo proporciona na psicoterapia um ambiente em que o paciente possa exprimir seus sentimentos e pensamentos sem críticas e julgamentos. É de responsabilidade do profissional proporcionar um espaço acolhedor, favorecendo um momento de autoconhecimento, fortalecimento e desenvolvimento pessoal. Na psicoterapia você será ouvido com atenção, e poderá falar sobre as questões que desejar.

O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir as suas reais necessidades, a aceitar as suas mais profundas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua nova história. Ao trabalhar pensamentos, muda-se sentimentos, comportamentos e necessidades.

E você já se deu a oportunidade de passar por esse processo transformador?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *